quarta-feira, 30 de junho de 2010

Trabalho 014: “O trem de pouso”

Objetivo:

Criar uma estrutura de trem de pouso de avião, utilizando “Constrains” e “Link Parameters”.

A ideia é movimentar uma alavanca, que irá acionar toda a estrutura.

Solução:

Não é um exercício de grandes dificuldades, são apenas vários elementos juntos.

A rotação de abertura da porta, assim como a rotação de descida da haste da roda é ligada por “link parameter relativo” à rotação da alavanca.

Já os pistões hidráulicos são um pouco mais trabalhosos.

Basicamente:

  • Criar 2 cilindros, um para ser a interna e outra a externa.
  • Mover o “centro” de cada uma delas para as respectivas bases.
  • Criar 2 nulos, e associar cada base de cilindro (constrain de posição) a seu respectivo nulo.
  • Um dos nulos deve estar preso (constrain de posição) a uma das portas. O outro fica fixo em algum ponto qualquer.
  • O truque é adicionar em cada cilindro um constrain de direção no nulo do outro cilindro.

Ao puxar a alavanca, ela vai abrir a porta e descer as rodas.

Quando a porta se abre, ela arrasta o nulo-base de um dos cilindros (pistão), que vai continuar a apontar para o outro nulo que está fixo.

O outro cilindro também vai apontar para o nulo da porta. Ou seja, os cilindros ficam sempre “apontando” um para o outro, ficando sempre em “linha”.

Tempo de trabalho:

Ignorado. Mas não passou de algumas horas, feito durante uma aula.

PS.:

Um addendum desnecessário, foi a adição de uma haste auxiliar na haste da roda.

No exercício entregue, resolvi com link param na rotação da haste principal. Também poderia ser facilmente resolvido usando uma estrutura de bones (2d chains).

Mas teimoso, gastei um bom tempo tentando resolver esse sistema apenas por constains. O chato é que até agora não consegui…

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