quinta-feira, 5 de março de 2009

090304: Explorer, Propriedades e Paternidade....

Não se trata de nenhum teste de DNA, é uma aula introduzindo mais algumas ferramentas interessantes do XSI.

O "Explorer" (8) do XSI, como o explorer do windows, é uma sabida janelinha que lista todos os elementos da cena. Muito útil para encontrar e selecionar alguém eventualmente obstruído, ou ocultado ("hide"/H).

Uma coisa bem bacana é que, com o elemento selecionado, pode-se mudar as propriedades dele simplesmente pressionando "enter". No caso de primitivas, por exemplo, ele re-abre aquela janelinha com todos os (montes de) parâmetros usados para a criação do elemento.

Isso me foi bastante útil, porque eu apagava e recriava o objeto caso quisesse outro valor em alguma propriedade inicial dele... (sim, eu fazia isso)

Parentesco/Paternidade

Conceitualmente, "parentesco" de elementos ("parent/child constrain"), em entendimento próprio, é agrupar determinados elementos estabelecendo um relacionamento intrínseco hierárquico entre eles... (pegou?)

Ou seja, um dos elementos será eleito o chefe da tribo ("pai"), e outros são selecionados para serem seus asseclas subalternos seguidores embalistas ("filhos"). Operações básicas como translação e rotação aplicadas ao pai serão seguidas também pelos filhos.

E o exercício proposto foi a da criação de um boneco de neve. Ficou como abaixo:

Perdoe o completo cliché, mas como a maioria das pessoas nascidas e criadas em países tropicais, minha experiência com neve não é muito abrangente. Mas é fato que se presta para o propósito.

A idéia, então, era criar uma hierarquia de elementos, onde um objeto se relacionava com outro. O corpo com os braços, braço com dedos, a cabeça com os olhos e nariz, e sucessivos etc.

E a janela "explorer" ficou como na imagem ao lado. Uma ressalva por ter os elementos disciplinadamente nomeados e organizados.

Resumo:

Posso não acreditar em Papai Noel, cabeça de bacalhau e bonecos de neve. Porém acredito no respeito alheio, na instituição família, e na importância da relação entre "pais e filhos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, se não tem nada relevante para dizer, não escreva nada.