Depois de nos demonstrarem como é simples modelar uma lagartixa (não incluso neste blog) nos foi proposto modelar algum animal de escolha livre.
No meu caso, foi um elefante.
A escolha foi lógica: Escolher um animal muito característico. Afinal, por mais feio que esteja o resultado, qual a chance de se confundir um animal que tenha uma tromba? A segunda opção era uma girafa.
Sim, é uma tarefa maçante e chata, mesmo para mim que ainda desenha em programas vetoriais com o mouse (saudades do Freehand).
Em princípio, o coiso ficou assim:
Espelhamento:
Como o animal é frontalmente simétrico, o ponto chave é economizar um pouco modelando-se apenas uma metade primeiro, para em seguida duplicar e espelhar.
Mantendo o "objeto" selecionado, no menu Edit da barra direita: Duplicate/Instantiate > Duplicate Symmetry.
No painel que surge, no campo "Symmetry plane" escolher a opção "YZ-Plane" (usar o plano "YZ" como plano de referência para espelhamento).
Se o objeto tiver seu "centro de registro" exatamente na origem não será necessário reposicionar a nova metade.
Um jeito mais braçal de fazer a mesma coisa é simplemesmente duplicar o objeto (Ctrl+D), setar a escala Z com -1.
Mas uma coisa realmente bacana sobre o 1o método é que ele cria um "clone" do objeto inicial, ou seja, qualquer alteração no objeto original irá imediatamente acontecer também na nova metade. Isso não acontece quando é feita uma duplicação simples.
Para identificar um clone, no painel explorer (8) o objeto é marcado com um "C" azul.
Após alguns ajustes técnicos ficou assim:
Um simpático elefante sem orelhas (e pensar que no começo era para ser um mamute...)
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