sexta-feira, 13 de março de 2009

090311: "Mamute" - Duplicação Simétrica/Espelhamento - Clones

Em continuidade ao exercício da nave, já com conhecimentos avançados dos fundamentos básicos (?), o passo seguinte é a "modelagem orgânica", ou seja, modelar algo que não se pareça como uma caixa de sapatos evoluída.

Depois de nos demonstrarem como é simples modelar uma lagartixa (não incluso neste blog) nos foi proposto modelar algum animal de escolha livre.

No meu caso, foi um elefante. 

A escolha foi lógica: Escolher um animal muito característico. Afinal, por mais feio que esteja o resultado, qual a chance de se confundir um animal que tenha uma tromba? A segunda opção era uma girafa.

Para caso de modelagem orgânica, agregando mais complexidade no ato da puxação de arestas, o negócio agora é puxação de pontos. A ideia básica é, a partir de um cubo simples, "extrudar" (argh) arestas e, no modo de seleção de pontos (T), ajustar e posicioná-lo adequadamente.

Sim, é uma tarefa maçante e chata, mesmo para mim que ainda desenha em programas vetoriais com o mouse (saudades do Freehand).

Em princípio, o coiso ficou assim: 


Espelhamento:
Como o animal é frontalmente simétrico, o ponto chave é economizar um pouco modelando-se apenas uma metade primeiro, para em seguida duplicar e espelhar.

Mantendo o "objeto" selecionado, no menu Edit da barra direita: Duplicate/Instantiate > Duplicate Symmetry.

No painel que surge, no campo "Symmetry plane" escolher a opção "YZ-Plane" (usar o plano "YZ" como plano de referência para espelhamento). 
Se o objeto tiver seu "centro de registro" exatamente na origem não será necessário reposicionar a nova metade.

Um jeito mais braçal de fazer a mesma coisa é simplemesmente duplicar o objeto (Ctrl+D), setar a escala Z com -1.

Mas uma coisa realmente bacana sobre o 1o método é que ele cria um "clone" do objeto inicial, ou seja, qualquer alteração no objeto original irá imediatamente acontecer também na nova metade. Isso não acontece quando é feita uma duplicação simples. 

Para identificar um clone, no painel explorer (8) o objeto é marcado com um "C" azul. 

Após alguns ajustes técnicos ficou assim:

Um simpático elefante sem orelhas (e pensar que no começo era para ser um mamute...)

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