Não foi exatamente nesta aula que isso foi discutido, mas vou abrir um parênteses.
Visualizações:
Uma coisa bem bacana sobre o XSI é que aparentemente tudo na interface pode ser personalizado. Existem muitas opções interessantes espalhadas por aí, prontas para serem mexidas e deformar totalmente sua área de trabalho.
Uma delas é a barra de título dos painéis de visualização.
No XSI, assim como a maioria dos editores 3D, temos 4 painéis de visualizações padrões, uma para cada vista básica: "top", "front" e "right", e uma 4a que é de movimentação livre ("camera"/"user").O título do painel (aparece na imagem como "front") é na verdade um "drop-down", com uma série de opções prontas para te confundir. Dentre outras coisas, pode-se selecionar qual vista do objeto vai ficar ("top", "front", "right" e "camera"), ou alguma outra função que o painel deverá assumir.
Pulando as opções intermediárias, os botões de "X", "Y" e "Z" mudam automaticamente a vista para a coordenada determinada.
Mais a direita, outra opção interessante é a forma com que o objeto será exibido ("renderizado") na vista. Por padrão, as vistas estão como "wireframe" (desenho de linhas).
Na maioria das vezes, é o suficiente. Mas no painel de "câmera", onde se precisa de uma ideia melhor de como o objeto está ficando, é interessante mudar para uma outra exibição, como por exemplo o "textured" ou "shaded". A escolha (ou combinação) varia dependendo da necessidade do momento.
Abaixo, da esquerda para direita, de cima a baixo: "wireframe" (desenho em linhas), "textured" (texturizado + wireframe), "depth cue" (linhas com variação de profundidade) e "constant" (preenchimento constante).
E o último "botão" estranho à direita (um quadrado dentro de outro), maximiza e contrai o painel. O atalho para a ação é o F12, com a ressalva de que o cursor do mouse deve estar sobre a área do painel o qual deseja ser maximizado.
Resumo:
Aulas de desenho técnico, especificamente sobre cotagem cartesiana de elementos tridimensionais na padronização DIN e ABNT, são totalmente dispensáveis no XSI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, se não tem nada relevante para dizer, não escreva nada.