quinta-feira, 12 de março de 2009

090311 - parte1.6: Extrusões combinadas

Ainda sobre extrusões (sim, continua sendo uma palavra exdrúxula), uma coisa interessante no XSI é que a "duplicação" de polígonos (Ctrl+D) funciona também se estiver com múltiplos polígonos selecionados.

O bacana é que quando os polígonos selecionados são adjacentes, ou seja, têm alguma "aresta"* em comum (ou popularmente, "grudados"), a extrusão é feita como um bloco só automaticamente. (*Detalhes de nomenclatura serão tratadas em um post futuro).

Uma coisa que não é bacana, é justamente que ele faz isso automaticamente, mesmo no casos, em que precisamos que cada polígono seja "extrudado" (urgh) separadamente.

Bem, me ocorreram várias formas de se resolver isso:

  • Solução Nº1: Selecionar e repetir a extrusão de cada polígono individualmente.

  • Solução Nº2: Repetir várias vezes, cada vez selecionando um conjunto de polígonos não adjacentes.

  • Solução Nº3: Refletir se precisa mesmo fazer a extrusão de tantos polígonos.

  • Solução Nº4: Usar um programa de modelagem que não seja tão inteligente a ponto de fazer isso automaticamente.

Depois de já ter experimentado a maioria das soluções acima, nos é indicado uma opção obscura, perdida no limbo da janelinha "explorer" (tecla 8, lembra?).

Após a extrusão normal, na estrutura do objeto: Scene Root -> [Nome do objeto] -> Polygon Mesh , dentre muitas outras coisas obscuras, deve ter uma "Extrude Op". Com um duplo click nele, abre-se uma simpática janelinha com várias coisas bacanas prontas para te confundir.

Sendo bem direto, o que nos interessa nesse caso é a opção "Merge", que é o que "gruda" os polígonos extrudados.

Desabilitando essa opção, cada polígono passa a ser "extrudado" individualmente e independente dos outros. 

Apesar disso não ser visível de imediato, pode ser comprovado arrastando individualmente os polígonos.


Sem detalhar muito (pois vale um post futuro sobre isso), o que acontece é que o XSI guarda o histórico de todas as operações no explorer (!), e por ele deixa você mudar os parâmetros de cada operação a qualquer momento. 

Ou seja, cada operação (neste caso, extrusão) é executada com os parâmetros padrões, e se for preciso, deixa você mudá-los depois.

De certo, isso é bem prático, porém poderia ser mais intuitivo, talvez disponibilizando a opção em um local mais visível e acessível (apesar da revolta, não cabe discutir conceitos de usabilidade).

Resumo:

Reformulando a sequência filosófica de "causa" e "efeito": Primeiro você tem o "efeito", depois você pode mudar a "causa".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, se não tem nada relevante para dizer, não escreva nada.