O bacana é que quando os polígonos selecionados são adjacentes, ou seja, têm alguma "aresta"* em comum (ou popularmente, "grudados"), a extrusão é feita como um bloco só automaticamente. (*Detalhes de nomenclatura serão tratadas em um post futuro).
Uma coisa que não é bacana, é justamente que ele faz isso automaticamente, mesmo no casos, em que precisamos que cada polígono seja "extrudado" (urgh) separadamente.
Bem, me ocorreram várias formas de se resolver isso:
- Solução Nº1: Selecionar e repetir a extrusão de cada polígono individualmente.
- Solução Nº2: Repetir várias vezes, cada vez selecionando um conjunto de polígonos não adjacentes.
- Solução Nº3: Refletir se precisa mesmo fazer a extrusão de tantos polígonos.
Solução Nº4: Usar um programa de modelagem que não seja tão inteligente a ponto de fazer isso automaticamente.
Depois de já ter experimentado a maioria das soluções acima, nos é indicado uma opção obscura, perdida no limbo da janelinha "explorer" (tecla 8, lembra?).
Após a extrusão normal, na estrutura do objeto: Scene Root -> [Nome do objeto] -> Polygon Mesh , dentre muitas outras coisas obscuras, deve ter uma "Extrude Op". Com um duplo click nele, abre-se uma simpática janelinha com várias coisas bacanas prontas para te confundir.
Sendo bem direto, o que nos interessa nesse caso é a opção "Merge", que é o que "gruda" os polígonos extrudados.
Desabilitando essa opção, cada polígono passa a ser "extrudado" individualmente e independente dos outros.
Apesar disso não ser visível de imediato, pode ser comprovado arrastando individualmente os polígonos.
Sem detalhar muito (pois vale um post futuro sobre isso), o que acontece é que o XSI guarda o histórico de todas as operações no explorer (!), e por ele deixa você mudar os parâmetros de cada operação a qualquer momento.
Ou seja, cada operação (neste caso, extrusão) é executada com os parâmetros padrões, e se for preciso, deixa você mudá-los depois.
De certo, isso é bem prático, porém poderia ser mais intuitivo, talvez disponibilizando a opção em um local mais visível e acessível (apesar da revolta, não cabe discutir conceitos de usabilidade).
Resumo:
Reformulando a sequência filosófica de "causa" e "efeito": Primeiro você tem o "efeito", depois você pode mudar a "causa".
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