A segunda parte da aula nos introduz à Sra. Extrusão:
"A extrusão é um processo de produção de componentes mecânicos de forma semi-contínua onde o material é forçado através de uma matriz adquirindo assim a forma pré determinada pelo projetista da peça." - by Wikipedia
Em linguagem popular, é fazer um "puxadinho". Ou seja, puxar um polígono dando lhe profundidade (ou algo parecido).
No XSI esse processo é muito simples: Selecione o polígono e "Duplicate Single" (Ctrl+D). A opção fica escondida no painel à direita, sob o "pretexto" EDIT > Duplicate/Instantiate > Duplicate Single.
Não lembro como era no 3DS, mas lembro que não era tão simples assim.
Peraí! Ctrl+D de novo? Isso foi usado para duplicar objeto também (vide posts anteriores).
Realmente, a coisa é que o XSI aproveita o mesmo shortcut para várias coisas diferentes, só depende do contexto do momento. Ou seja, dependendo do que está fazendo ou selecionando no momento, a ação muda. Bem econômico, não é?
De qualquer forma, o exercício foi criar uma "nave espacial" a partir de um cubo usando "extrusão" de polígonos.
Recapitulando: Para criar uma primitiva cubo: Do painel à esquerda: Model > Get > Primitive > Polygon Mesh > Cube.
Para ativar a seleção de polígonos, no painel "Select" à direita (próximo a seta branca exdrúxula), ative a opção "Polygon" (u).
A partir daí é ficar duplicando os polígonos e puxando-os por aí com as já citadas ferramentas de escala (x), rotação (c) e translação (v).
Após algumas tentativas falhas, o meu ficou assim:
Não é exatamente um exemplo aero-dinâmico, mas ficou... funcional.
A sorte é que qualquer caixa que tenha duas asas parece uma aeronave.
Resumo:
Se algum dia precisar de um novo cômodo em sua casa, esqueça o arquiteto, diga para seu pedreiro para proceder uma "extrusão habitacional" em sua residência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, se não tem nada relevante para dizer, não escreva nada.